SPE Brasil
Anna Paula Lougon possui formação em Engenharia Civil, especiliazacao e doutorado em Geomecânica. Ela obteve seu PhD pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2004 e completou o Global Energy Leadership Program na Rice Business – Jones Graduate School of Business em 2021.
Sua carreira inclui posições de destaque na Viridien (2023 – atualmente), SLB (2008 – 2023) e Petrobras (2005 – 2008) onde se destacou em desenvolvimento de negócios, inteligência de mercado, Pesquisa e Inovação, tecnologia, gerenciamento de projetos e geomecânica em diversos países da América Latina.
Além de sua experiência no setor corporativo, Anna Paula possui um sólido histórico acadêmico, tendo lecionado em áreas relacionadas à sua especialização nas universidades PUC-RIO, UFF-Volta Redonda e Estácio de Sá. Fluente em português, inglês e espanhol, ela é membro ativo de várias associações profissionais, incluindo a SPE, onde atua desde 2008 e atualmente é Presidente da seção Brasil para o biênio 2024-2025.
Equinor Brazil
As of October 1st, 2023, Leticia is Vice-President of Renewables Onshore Market America Brazil, being the synergy team lead for the recently acquired Rio Energy, a 100% subsidiary of Equinor in Brazil. Prior to that Leticia was the Vice-President of Management System and Assurance and a member of SSU MC reporting directly to EVP SSU, under an international assignment in Norway. She has been working for Equinor/Statoil in Brazil since 2009, in different roles, and has actively contributed for the journey of the company in the country since then.
Previously, Leticia was the head of Partner Operated License and Area Development in Equinor Brasil and before that she acted for many years as the Legal Director and local compliance officer. From October 2020 until end of January 2021, Leticia acted as interim country manager for Equinor Brasil.
Before joining the company, Leticia worked for 9 years in the law firm Veirano Advogados. Leticia obtained her law degree at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) in 2004, is enrolled with the Brazilian Bar Association (Rio de Janeiro Chapter – OAB/RJ) under number 130.037 and has a post-graduation degree in Business Law at Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Petrobras
Aloísio Orlando é engenheiro químico, mestre e doutor pela UFRJ. Atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa da Petrobras como líder na área de sustentabilidade em projetos de processamento primário de petróleo. É idealizador de iniciativas de diversidade em projetos de pesquisa para promoção de grupos sub-representados nas carreiras STEM. Atualmente na Responsabilidade Social, gerencia a área de relacionamento com comunidades circunzinhas às instalações da Petrobras no Rio de Janeiro.
UFRJ
Roberto Schaeffer é Professor Titular de Economia da Energia no Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já tendo orientado mais de 160 teses de mestrado e doutorado. É PhD em Política Energética pela Universidade da Pensilvânia, onde também trabalhou como Professor Visitante e Palestrante em diferentes ocasiões. Trabalha nas áreas de Energia e de Modelagem de Avaliação Integrada para mitigação de mudanças climáticas. Colabora com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) desde 1998. É membro do Conselho Editorial da série de livros Sustainable Energy Development da CRC Press desde 2012, membro do Comitê de Coordenação Científica do Integrated Assessment Modelling Consortium (IAMC) desde 2015, membro do Conselho Consultivo da Routledge Series in Energy Transitions desde 2016, e membro do Painel de Alto Nível da União Europeia sobre Descarbonização desde 2018. Tem mais de 200 artigos publicados em periódicos científicos de alto impacto. É membro eleito da Academia Brasileira de Ciências; co-agraciado, juntamente com outros cientistas do IPCC, do Prêmio Nobel da Paz de 2007; ganhador do Prêmio IAMC por sua Contribuição Extraordinária ao Campo de Modelos de Avaliação Integrada em 2020; e ganhador do Prêmio Acadêmico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) em 2022.
TechnipFMC
With 19 years in the Oil and Gas industry, André is a highly experienced Project Manager at TechnipFMC, currently leading the Flow Control scope as Package Manager for the HISEP Mero 3 EPCI Project. His expertise lies in Subsea Flexible pipes and Subsea Production Systems (SPS) equipment.
His career at TechnipFMC, spanning since 2006, includes leadership of the Flexible’s Manufacturing Project Management Team, Commercial roles, and currently dedicated to SPS Project Management.
He is a PMP-certified professional with a B.Sc. in Electrical Engineering, an MBA in Project Management from FGV, an extended engineering curriculum at Esslingen University (Germany), and an Executive Education certificate in Innovation and Leadership from ISCTE Lisboa.
ANP
Raphael Moura é PhD em Engenharia e Especialista em Regulação há 19 anos. Atua como Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde desempenha um papel fundamental na regulação dos investimentos em pesquisa energética, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além da regulação de projetos e programas de pesquisa, inovação e recursos humanos, suas responsabilidades se estendem a manter um diálogo ativo com órgãos ambientais para garantir o licenciamento e a operação sustentável dos ativos energéticos, enfatizando um compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento de projetos que conectem a transição energética com a pesquisa nacional.
Shell
Alexandre Breda joined Shell Brazil in December 2013; he holds a B.Sc. degree in Mechanical Engineering from Unicamp (University of Campinas) with a MBA degree in Energy from USP (University of Sao Paulo).
Alexandre has 25 years of experience in energy companies with a solid experience in innovation, energy transition, R&D and climate change.
Currently, he is the Manager for Low-Carbon & Energy Transition Technology at Shell, responsible for a portfolio of technology projects including Biofuels, NBS (nature-based solutions), CCUS (carbon capture, utilization and storage) and renewables (solar, sind, batteries and hydrogen).
Petrobras
Felipe Augusto Fonseca é Engenheiro Químico pela UNICAMP, com Master in Business Engineering no tema Energia pela PUC-RJ e especialização em Processamento de Petróleo pela UERJ. Com dezoito anos de experiência na PETROBRAS, atuou no Centro de Pesquisas da companhia com desenvolvimento de processos para biocombustíveis e avaliação de matérias-primas renováveis, e na gerência executiva de Mudança Climática, com foco em atividades de transparência, posicionamento climático e engajamento. Atualmente, integra a equipe técnica de capacitação para Novas Tecnologias e Transição Energética da Universidade Petrobras, onde coordena os grupos temáticos de Mudança Climática, Descarbonização das Operações, Produtos de Baixo Carbono e Biocombustíveis.
EPE
Engenheira Química formada pela Universidade Federal Fluminense em 2001. Possui M.Sc. e D.Sc. em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, com parte da pesquisa desenvolvida na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (Bélgica). Desde 2002 vem atuando no desenvolvimento de estudos relacionados ao Planejamento Energético, destacando oferta e demanda de biocombustíveis e mudanças climáticas. A partir de 2008 passou a integrar o quadro de funcionários da Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis/EPE, colaborando nos estudos relacionados à Área de Biocombustíveis, dentre eles os relacionados aos Planos Decenal de Expansão de Energia – PDE e Plano Nacional de Energia – PNE. Desde 2019 está como Consultora Técnica na Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, atuando na gestão de pessoas e na elaboração e/ou coordenação de estudos relacionados a etanol, biodiesel, bioeletricidade, biogás, e demanda energética do setor de transportes rodoviário de veículos leves.
CCS Brasil
Especialista em Armazenamento Geológico de Carbono e tecnologias de CCS, formada em Engenharia de Petróleo, Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, com período de intercâmbio no MSc in Petroleum Economics and Management do IFP School, na França, e doutoranda em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos, também pela USP. É cofundadora e Diretora da Associação CCS Brasil e também trabalha como Diretora da Manacá CCS e Pesquisadora do Research Centre For Greenhouse Gas Innovation (RCGI), da Universidade de São Paulo. É ainda co-fundadora e membro do Conselho da Society for Low Carbon Technologies (SFLCT) e Professora convidada da Pós-graduação da COPPE/UFRJ e da Educação Executiva do Insper.
EPE
Renomada especialista na área de energia, Heloisa é Doutora, mestre e bacharel em economia pela UFRJ, bacharel em direito pós-graduada em Direito Público pela UERJ. Foi pesquisadora visitante na University of Virginia Law School e bolsista do Columbia Women´s Leadership Program, da Columbia University. É autora de artigos científicos e capítulos de livros, professora e coordenadora em nível de pós-graduação e atuou em diversos cargos na Administração Pública Brasileira. Desde maio de 2020 é Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética.
Transpetro
Mãe da Nitinha e uma entusiasta em ESG, principalmente em D&I. Engenheira Mecanica pela UNESP com Mestrado na Poli-USP; extensão em Gestão Estratégica de Carbono (FGV) e Stakeholders e ESG (FIA) e MBAs em Gestão de Projetos (USP/Esalq) e Manage Mentor Program (Harvard Business School).
Gerente Executiva de Operações de Dutos e Terminais do Sul, São Paulo e Centro Oeste na Transpetro, anteriormente Gerente de Operações na Petrobras, onde ingressou em 2010. Teve uma passagem pela Industria Automotiva onde ainda contribue com os Comitês Técnicos da SAE e AEA.
É vice diretora de Sustentabilidade da SPE Brazil.
Autora de artigos técnicos, faz palestras em diversos eventos corporativos e universitários, além de atuar como mentora em diversos programas de Mentoria Feminina, onde compartilha sua experiência com outras profissionais em um processo de transformação e crescimento da jornada pela maior diversidade e inclusão.
Recebeu o prêmio Plinio Cantanhede de melhor artigo em ESG na Rio Oil and Gas 2022, com o artigo sobre Mentoria Feminina.
ERM
Gustavo Pimentel é Senior Partner da ERM e líder da prática de Finanças Sustentáveis. Atua há 20 anos na interseção de ESG com Finanças, com passagens por bancos, agências de rating e ONGs ambientais antes de fundar a NINT, maior prática de consultoria e pesquisa ESG da América Latina, adquirida pela ERM em 2023. Foi pioneiro no Brasil lançando serviços de Avaliação ESG de empresas para investidores, segunda opinião de dívida ESG, taxonomias de finanças sustentáveis e integração ESG em análise de investimentos em diversas classes de ativos. Em 2015 foi eleito 2º melhor analista ESG do mundo pela Extel IRRI e em 2021 foi eleito um dos 50 Inovadores pelo Clima (Época Negócios). É economista pela UFRJ com MBA pela IE Business School.
Petronas
Líder de DEI da Petronas Brazil e Coordenadora da Comissão de Diversidade do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Atua desde 2012 na indústria de Petróleo e Gás do Rio de Janeiro. Desde 2019 se dedica à temática de Diversidade e Inclusão na Indústria. Graduada na área de Ciência da Informação, com bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pós-graduada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).
Catavento
Bruna Mascotte é sócia sênior da Catavento, consultoria de estratégia e sustentabilidade, desde maio de 2015. Possui expertise em transição energética, descarbonização, finanças sustentáveis, futuro da energia e mineração. Há mais de 10 anos atua na coordenação de projetos de consultoria, com foco no mapeamento de macrotendências globais e seus riscos e oportunidades para a estratégia corporativa e de sustentabilidade das empresas. Foi coordenadora do Comitê Técnico de Soluções de Baixo Carbono da Rio Oil & Gas 2024, organizada pelo IBP. Atuou como professora convidada da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis da Fundação Dom Cabral.
É mestre em Macroeconomia e Finanças pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2020) e administradora formada pelo Ibmec-RJ (2015), tendo cursado 6 meses na Université de Grenoble II, na França. Possui certificação CFA ESG Investing (2021), além de ter realizado o curso “Clean Energy Solutions: Technological Change to Meet Emission Reduction Targets” do Massachussets Institute of Technology – MIT (2023).
Petrobras
With 19 years of extensive experience in the oil and gas sector, Fernanda Moraes Diniz has held several management roles in the Exploration & Production area. She is currently responsible for supporting the planning and implementation of decarbonization initiatives through the Corporate Carbon Neutral Program, aiming to achieve neutrality in Petrobras’ operational emissions. Additionally, she leads the management of a $1 billion Decarbonization Fund, with an investment forecast over the next five years. Fernanda is also responsible for the GHG emissions inventory process and monitoring emissions performance.
Future Climate
Laura é Chief Climate Officer da Future Climate Group. Seus projetos incluem a inserção da sustentabilidade nas decisões econômicas e financeiras na transição para uma economia sustentável para clientes como bancos privados e de desenvolvimento, gestores de ativo, associações setoriais e empresas. Possui 20 anos de experiência com o setor público e privado em associação, fundação e consultoria provendo subsídios técnicos e estratégicos para tomada de decisão em Jornada Climática. É engenheira química, mestre em Planejamento Energético e Ambiental e doutoranda em Engenharia de Produção, além de professora de pós-graduação na Fundação Dom Cabral, Ibmec e PUC Rio em Transição para baixo carbono. Laura é conselheira do Comitê Consultivo da Ambição Net Zero da Rede Brasileira do Pacto Global.
ANP
Luciana Tavares é Engenheira Química e Doutora em Ciências pela UFRJ, com 19 anos de experiência na ANP, atuando como especialista em regulação no setor de óleo & gás. Ao longo de sua trajetória, desempenhou papéis estratégicos em diversas áreas da agência.
Iniciou sua carreira na gestão de investimentos em PD&I, autorizando e fiscalizando projetos e a implementação de laboratórios em universidades e instituições de pesquisa. Posteriormente, como Coordenadora Técnica Geral na Superintendência de Produção de Combustíveis, liderou estudos e o desenvolvimento de normativas, coordenou a autorização de instalações de refino, processamento de gás natural e biocombustíveis, além de regular a logística e movimentação de combustíveis.
Na Superintendência de Desenvolvimento e Produção, acompanhou por seis anos a produção de campos petrolíferos, analisando planos de desenvolvimento e coordenando a fiscalização de campos maduros e do pré-sal. Atualmente, é Assessora de Dados Ambientais na Superintendência de Tecnologia e Meio Ambiente, onde gerencia a integração e análise de dados de produção de petróleo e gás com as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Luciana é idealizadora e desenvolvedora do novo painel dinâmico de emissões de GEE da ANP, uma ferramenta essencial para subsidiar estudos e embasar políticas públicas voltadas à mitigação de emissões, promovendo inovação e sustentabilidade no setor de óleo & gás.
SLB
Cassandra Dewan é uma engenheira de auditoria para otimização na SLB com mais de quinze anos de experiência profissional. Ela trabalhou upstream, midstream e downstream com indivíduos de todas as disciplinas e departamentos globalmente. Sua pesquisa se concentra em sustentabilidade e descarbonização, dois tópicos críticos para a indústria de energia que a levaram a ser uma das primeiras Yale Climate Fellows.
Cassandra é um membro ativo da Society of Petroleum Engineers (SPE) desde 2013. Ela é conhecida como uma defensora estudantil na indústria de energia cujo trabalho influencia e inspira positivamente outros e ganhou vários prêmios regionais e internacionais. Hoje, ela é a presidente do subcomitê de transição energética da SPE ATCE 2025, diretora da seção técnica de desenvolvimento sustentável da SPE e presidente do comitê de negócios e liderança da SPE. Cassandra também faz parte do conselho consultivo da indústria para a Society of Low Carbon Technologies.
Shell Brasil
Senior Executive in the energy business for more than 30 years, Olivier is currently the General Manager, Technology and Innovation at Shell Brasil. Prior to this, he occupied senior positions in BG Group, a UK Independent, as Corporate Chief Technology Officer and BG Brasil Chief Operating Officer.
Since 1990, Olivier has acquired a wide experience in the Oil & Gas and Energy business with Shell International, when he managed key assets worldwide, in UK, Oman, Malaysia and Brazil. More recently, he has been leading the Upstream and Energy Transition challenges from the R&D and Innovation fronts.
A quote he particularly likes, from Steve Jobs: “It doesn’t make sense to hire smart people and then tell them what to do. We hire smart people so they can tell us what to do.”.
Olivier is married to Anne-Catherine, with 3 grown-up graduate children living in USA and Canada. He holds an MSc and PhD in Applied Mathematics from the University of Louvain, Belgium, and Executive Management certificates from Wharton, USA and Cranfield, UK.
Petrobras
Post-graduate degree in Petroleum Engineering from PUC-RJ University, with a bachelor’s degree in industrial engineering from UFRJ University. Extensive track record of leading valuation, procurement, and planning teams. Currently works as upstream decarbonization and energy efficiency manager for Petrobras, responsible for coordinating decarbonization initiatives in operating and new assets. Also, leads OGMP 2.0 program to improve methane emissions management in Petrobras.
Petrobras
Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade, atuou em projetos de pesquisa na área de eficiência energética, atuou na gestão da inovação como consultora em parcerias para inovação e atualmente é responsável pelo PD&I em Hidrogênio de baixo carbono. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos. Trabalhou como pesquisadora na área de energias renováveis e na área de integração de PD&I ao negócio e inteligência competitiva. Como Consultora em Parcerias para Inovação trabalhou na identificação e implantação dos melhores modelos de parcerias para inovação aberta. O PD&I em Hidrogênio de Baixo Carbono visa prospectar e desenvolver as melhores soluções tecnológicas para a inserção do hidrogênio como vetor energético em uma matriz energética de baixo carbono.
Prumo
Formado em economia, Andrade possui MBA em Petróleo e Gás pela Coppe/UFRJ e um Mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ, além de formação em programas executivos na Haas School of Business em Berkeley, Universidade da Califórnia.
Com mais de 20 anos de experiência em O&G upstream e energia, Andrade atuou por 3 anos na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Brasil) e por 7 anos na Deloitte na área de upstream em clientes nos EUA, Reino Unido e Brasil. Em 2009, se juntou à Equinor, onde assumiu diversos cargos de liderança como vice-presidente de Assuntos Externos e Regulatórios, e de Supply Chain Internacional. Até o final de 2020, respondia pelo cargo de consultor sênior para a área de Energias Renováveis na empresa norueguesa. Em 2021 ingressou na Prumo como Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios onde permanece até o momento.
Desde 2021, Mauro é membro do Conselho de Administração da GNA (Gás Natural do Açu) e foi recentemente eleito para o Conselho de Administração da Abeeólica para o biênio 2023-2025.
Stanford University
Roland N. Horne is the Thomas Davis Barrow Professor of Earth Sciences and Professor of Energy Science and Engineering at Stanford University, and Director of the Stanford Geothermal Program. He was the Chairman of the Department of Petroleum Engineering at Stanford from 1995 to 2006. He served on the International Geothermal Association (IGA) Board and was the 2010-2013 President of IGA. He was Technical Program Chairman of the World Geothermal Congress 2005 in Turkey, 2010 in Bali, Melbourne in 2015, and in Iceland in 2020-2021. Roland is a member of the US National Academy of Engineering and an Honorary Member of the Society of Petroleum Engineers. He is also a Fellow of the School of Engineering, University of Tokyo and an Honorary Professor of China University of Petroleum – East China.
Repsol/Sinopec
Engineer with more than 20 years of experience in Oil&Gas upstream, working in coordination of research, development and innovation projects and relationship with Universities, Accredited Research Institutes and Startups. High expertise in research projects related to subsurface area, Geophysics and Geology, Reservoir characterization, CCS and Negative Emissions Technology.
Petrobras
Flavia Marques é Analista Sênior na Petrobras, especializada no desenvolvimento de negócios de CCUS. Com uma sólida experiência em desenvolvimento de negócios, gerenciamento de projetos e marketing, Flavia está ativamente envolvida na análise de oportunidades de CCUS no Brasil. Sua carreira na Petrobras é marcada por uma contribuição significativa em projetos de grande escala de E&P e em iniciativas estratégicas no segmento de fertilizantes.
SLB
Janaina possui uma carreira de 22 anos no setor de energia e atualmente ocupa o cargo de Diretora de Desenvolvimento de Negócios para Novas Energias na SLB, uma empresa global de tecnologia com presença em mais de 120 países.
Graduada em Engenharia Mecatrônica, Janaina iniciou sua trajetória profissional no Brasil como engenheira de campo e, ao longo de sua carreira, ocupou diferentes funções e cargos de liderança, abrangendo áreas como Gestão de Operações, Consultoria Empresarial, Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Compras, Logística e Sustentabilidade. Sua experiência internacional inclui atuação nos mercados da América Latina, Oriente Médio, Noruega e Europa.
Fluente em português, inglês e espanhol, Janaina é responsável pela expansão do portfólio de Novas Energias da SLB na América Latina, com ênfase no desenvolvimento de iniciativas em áreas emergentes como captura e armazenamento de carbono (CCS), hidrogênio, armazenamento de energia, geotermia, geoenergia e minerais críticos.
A sua liderança tem sido crucial para impulsionar a inovação e a implementação de soluções sustentáveis no setor energético da região.
Galp
After beginning his career as a researcher in Portugal, Marco Ferraz ventured to San Francisco to work as an invited researcher at USGS in collaboration with NASA. In 2009, he relocated to Australia to pursue a PhD at the University of Sydney while concurrently serving as a lecturer at the university’s School of Geosciences. Upon returning to Portugal in 2012, Marco joined Galp as a Geoscientist for Exploration and Production, working on some of the company’s most prominent assets. Presently, Marco is responsible for managing the Upstream & Industrial Innovation Center at Galp, where he oversees over 60 research, development, and innovation projects in both Portugal and Brazil. These initiatives center around oil and gas production, refining processes, and energy transition topics like hydrogen, low carbon fuels, carbon capture, utilization and storage, and energy storage. Additionally, Marco holds the position of chairman of the board of the Net4CO2 collaborative laboratory and is a board member for be Bioref collaborative laboratory.
Foresea
Adriano Calixto Reis é bacharel em Ciências Náuticas e Engenharia Mecânica. Possui MBA em Gestão Híbrida de Projetos pelo BBI of Chicago e especialização em Leadership in Innovation pelo MIT. Com mais de 10 anos de experiência no setor Offshore, Adriano consolidou sua trajetória profissional com 4 anos em suporte técnico pela engenharia e 2 anos como coordenador de projetos de inovação. Líder em iniciativas voltadas para eficiência energética, dedica-se a desenvolver soluções sustentáveis que impulsionam a transição energética e a inovação tecnológica.
Petrobras
Antônio Felipe Flutt é Engenheiro Mecânico (1990-UFRJ-Magna Cum Laude) e Mestre em Engenharia Mecânica (2008 – COPPE/UFRJ), atuando por mais de duas décadas na Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento, sendo Coordenador do Curso de Formação de Engenheiros de Equipamentos e Coordenador e Professor dos Cursos das áreas de Turbomáquinas, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Eficiência Energética. Especialista Técnico (Consultor Master) desde 2007, atuou em diversos projetos e serviços técnicos, destacando-se: a concepção da planta de gás de modernas unidades estacionárias de produção offshore; novas tecnologias em máquinas e sistemas de monitoramento de condição de compressores de grande porte; realizou diversos testes de aceitação de fábrica de Turbomáquinas; apoiou a partida de grandes máquinas em novas Unidades de Refino. Desde 2004 é Coordenador do Comitê Organizador do Fórum de Turbomáquinas, maior evento da área na América Latina. Professor Convidado de Pós-graduação da COPPE/UFRJ, PUC, CEFET e UERJ e Coautor dos Livros Eficiência Energética na Produção de Petróleo e Centrais Termoelétricas (Interciência, 2018) e Energy Efficiency in Oil Production (Springer,2024).
Yinson Production
Daniel Botelho de Figueiredo is a seasoned professional with over 15 years of leadership experience in the offshore oil and gas sector, specializing in FPSOs . Daniel has successfully managed multicultural teams within complex projects across Brazil, Europe, Dubai, China, and Singapore.
As Operations Director at Yinson Production, he has led the establishment of the operational structures and governance in Brazil, participating in the leadership team of large-scale FPSO projects overseeing the concept design all the way into pre-operational phases and further to full and steady production of the 3 units under operation in Brazil.
Petrobras
Aloisio Orlando é engenheiro químico, mestre e doutor pela UFRJ. Pesquisador no Centro de Pesquisa da Petrobras, atua como líder na área de sustentabilidade em projetos de processamento primário de petróleo. Idealizador de iniciativas de diversidade em projetos de pesquisa para promoção de grupos sub-representados nas carreiras STEM.
Transpetro
Mãe da Nitinha e uma entusiasta em ESG, principalmente em D&I. Engenheira Mecânica pela UNESP com Mestrado Poli-USP; extensão em Gestão Estratégica de Carbono (FGV) e Stakeholders e ESG (FIA) e MBAs em Gestão de Projetos (USP/Esalq) e Manage Mentor Program (Harvard Business School). Gerente Executiva de Terminais e Dutos do Sul, São Paulo e Centro Oeste na Transpetro, anteriormente Gerente de Operações na Petrobras, onde ingressou em 2010. Teve uma passagem pela Industria Automotiva onde ainda contribui com os Comitês Técnicos da SAE e AEA. É vice diretora de Sustentabilidade da SPE Brazil. Autora de artigos técnicos, faz palestras em diversos eventos corporativos e universitários, além de atuar como mentora em programas de Mentoria Feminina. Recebeu o premio Plinio Cantanhede de melhor artigo em ESG na Rio Oil and Gas 2022, com o trabalho sobre Mentoria Feminina.
Enauta
Eng. Químico formado pela UFPR. Em 1987, na Petrobras, especializou-se em Engenharia de Petróleo. Iniciou sua carreira como Eng. de Completação na Bacia do Recôncavo, especializando-se na técnica de fraturamento hidráulico em baixas permeabilidades . Em 1997 juntou-se ao grupo da Bacia de Campos para ajudar a implantar a incipiente técnica de frac-pack, que obteve grande sucesso, resultando numa indicação para o programa Distinguished Lecturer da SPE (2005-2006), e também ao Prêmio Nacional de Excelência Técnica da Indústria de O&G (2009) e posteriormente à premiação regional com o Latin America and Caribbean Production and Operations Award (2010). Participou da implantação de dezenas de inovações tecnológicas na área de Estimulação, Contenção de Areia e Garantia de Escoamento, publicadas em diversos artigos internacionais, o que lhe rendeu o reconhecimento internacional de Distinguished Member da SPE, em 2012.Em 2011, foi o primeiro gerente do recém criado ESCA na Petrobras, gerência responsável pela estimulação, controle de areia, tratamentos químicos e garantia de escoamento dos poços marítimos de toda a costa brasileira. Desde 2016 é consultor especialista da ISO/TC-67/SC-3/WG-3 (Well and Treatment Fluids). Em 2013 juntou-se à Enauta, onde é Engenheiro Master de Completação.
Petrobras
Viviana Coelho atualmente é gerente executiva da área de Clima e Descarbonização na Petrobras, conselheira de administração da Transpetro e membro do Comitê Executivo da Oil and Gas Climate Initiative. É Engenheira química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bióloga pela PUC-PR, mestrado em tecnologia ambiental pelo Imperial College em Londres, MBA em administração avançada pela COPPEAD, pós graduação em inovação pela Unicamp e extensa formação executiva em instituições como INSEAD, IMD, IBGC, Universidade de Cambridge, London Business School e Columbia University.
Na Petrobras, já atuou em diversas funções nas áreas de Downstream e no Centro de Pesquisas (Cenpes), dentre elas como Gerente Geral na área de inovação e gás, energia e desenvolvimento sustentável. Anterior à Petrobras atuou como consultora para multinacionais de múltiplos segmentos em vários países.
OceanPact
Ana Lyra tem mais de 15 anos de experiência profissional em projetos e emergências ambientais. Graduada em Engenharia Ambiental na PUC-Rio, estendeu seus estudos com Mestrado em Engenharia Oceânica na COPPE/UFRJ e Master em Liderança e Gestão de Pessoas na FGV. Iniciou na OceanPact em 2011, e atualmente é responsável pelo departamento corporativo de sustentabilidade.
IBP
Graduado em Engenharia Química pela UFRRJ, possui Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela UFRJ. Ingressou no IBP em 1997, onde fez carreira na área técnica de asfalto, instrumentação & automação, combustíveis, segurança e meio ambiente. Desde 2003 é Gerente de Sustentabilidade do IBP, atuando como gestor das Comissões Técnicas de ESG, Mudanças Climáticas, SMS, Diversidade e Responsabilidade Social. Além disso, coordena um projeto de voluntariado da indústria de petróleo e gás, focado em educação e outras iniciativas relacionadas a análise de riscos, ODS, segurança de processo, mercado de carbono, NBS, CCUS e Eólicas Offshore.
Eneva
Aline Louise é mestre em Comunicação pela PUCRS e possui pós-graduação em Gerência de Projetos pela FGV-CAF. Atualmente é gerente de ESG e Responsabilidade Social da Eneva, com foco em gestão de emissões e desenvolvimento territorial através de projetos sociais e gestão de riscos socioambientais. Com carreira voltada a atuação em relações institucionais e gestão de políticas públicas, hoje atua na companhia elétrica no estabelecimento da estratégia ESG da companhia, engajamento interno e externo, transparência da Sustentabilidade e gestão dos Compromissos ESG 2030. Na empresa, já foi responsável pela gestão de engajamento institucional voltado ao desenvolvimento de projetos de E&P e Novos Negócios.
Petrobras
Juliana Garcia Ramos atua, desde 2009, com conteúdos relacionados a direitos humanos e promoção da diversidade, equidade e inclusão na Petrobras. Atualmente é Gerente Setorial de Direitos Humanos e está à frente da coordenação da implantação da agenda de direitos humanos da Companhia.
Petrobras
Engenheira química pela UERJ com especialização em Engenharia de Processamento pela Universidade Petrobras e em Business Intelligence Master (Sistema inteligentes de apoio à decisão em negócios) pela PUC-RJ.
Gilcelia Borges tem se dedicado aos temas de Descarbonização, Desempenho Energético e Sustentabilidade há mais de 13 anos, desde que o ingressou na Petrobras. Com 9 anos de experiência no segmento de Downstream, há 4 anos atua na área de Upstream na gestão do desempenho em carbono e novos projetos da Bacia de Santos e integra a equipe responsável pelo Plano Diretor de Desenvolvimento do Pré-sal, com foco nos temas de Descarbonização, Desenvolvimento Tecnológico e Licenciamento ambiental. Hoje também se dedica ao desafio de prospecção de novos modelos de negócio e potenciais hubs de CCUS no Brasil, em sinergia com o time de Energias Renováveis.
É membro do Comitê Técnico da Diretoria de Sustentabilidade e Transição energética da SPE Brasil. Com diversos cursos de extensão no tema, atualmente cursa o MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da FGV, com o objetivo de integrar essa experiência à sua trajetória na indústria de O&G de modo a entender como contribuir para uma Transição Energética justa.
Petrobras
José Sérgio é Consultor Sênior e trabalha na Petrobras há 17 anos. Engenheiro de reservatórios experiente, atua nas áreas de engenharia de reservatórios de óleo e gás, EOR, injeção de gás, simulação numérica, reservatórios fraturados, geologia de petróleo e concepção e desenvolvimento de projetos de produção offshore. Tem doutorado em engenharia de petróleo e geossistemas na Universidade do Texas em Austin. Atualmente está como consultor sênior trabalhando para o ativo de Libra na Petrobras.
Enauta
Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004/2009) e MBA em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental. Tenho experiência na área de ecologia, com ênfase em Ecossistemas Costeiros, fauna aquática e flora (Restingas e Manguezais). Atua como consultor, há 20 anos, elaborando relatórios técnicos na área de meio ambiente (EIA, RIMA, RAA, RAS, entre outros). Há 15 anos, participa na elaborando e executando dos projetos de monitoramento, compensação e mitigação para o setor de óleo e gás offshore. Atuei como consultor (freelancer), na área de meio ambiente, possuindo mais de 90 trabalhos em seu acervo técnico (CRBio 8). Biólogo pela Startup “Nosso Mangue” que atua na preservação, conservação e recuperação de Manguezais em Alagoas. Auxiliando as empresas e industrias locais na compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE). Tendo sido ganhador do programa de aceleração BNDES Garagem 2023. Atualmente sou Analista Ambiental Pleno na Enauta.
UFRJ
Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros do Museu do Amanhã, numa parceria entre o Instituto de Desenvolvimento e Gestão e a UFRJ, onde é Professor há 30 anos. Engenheiro Florestal e Ph.D. em Ecologia, Fabio atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES) e foi dirigente no Jardim Botânico do Rio, na Conservação Internacional e na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura na área de Ciências Naturais. Dentre seus livros mais recentes, destaque para Regenerantes de Gaia (2019).
TotalEnergies
Matheus atua no setor de Petróleo e Gás em E&P na última década. Atualmente, ocupa a posição de engenheiro de descarbonização em Business Development na TotalEnergies, realizando a gestão de emissões e implantação de projetos de descarbonização no segmento de E&P da companhia no portfólio de ativos não-operados no Brasil.
Petrobras
Rodrigo Barbosa atuou na gestão de emissões na indústria de Petróleo e Gás na última década. Atualmente gerencia o portfólio de projetos de descarbonização no segmento upstream da Petrobras. É bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com especialização em Engenharia de Segurança e mestrado em mitigação de metano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Valaris
Atuando por 23 anos em navios sonda e plataformas multinacionais da indústria de O&G, experiência internacional, formado em Engenharia de Produção e Técnico / Supervisor de Segurança Operacional Offshore, com ênfase em Segurança de Processo e Análise de Confiabilidade.
Certificação Master ESG, atualmente na Valaris, na Divisão Brasil, como RSA em um dos navios da frota da empresa no Brasil.
Em Roda
Fundadora e Diretora da Em Roda, consultoria especializada em gestão estratégica para a sustentabilidade e integração de parâmetros ESG.
Administradora de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção pelo COPPE/UFRJ, atua a mais de 20 anos na área de sustentabilidade empresarial.
É coautora do livro “Mulheres ESG” da Editora Leader, jurada do prêmio Eco da AMCHAM, Conselheira ESG da ANGC – Associação Nacional de Gestores de Contratos, e ainda é professora convidada da UFRJ, Instituto Ethos e da Escola de Negócios da PUC-RIO, o IAG.
Petrobras
Cláudio Ziglio é doutor em química pela UNICAMP. Trabalha na Petrobras desde 2002. Iniciou sua carreira no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), onde atuou nas área de Elevação e Escoamento (Flow Assurance) e Engenharia de Reservatórios. Por mais de 10 anos foi gerente de P&D destas áreas, liderando equipes de alta performance com contribuições tecnológicas importantes para o desenvolvimento da indústria. Desde 2022 o Cláudio coordena uma iniciativa da PETROBRAS que visa viabilizar a implantação de projetos de CCUS de fontes industriais no país, com foco na descarbonização das próprias operações e de terceiros. Em 2023 ele assumiu a gerência de CCUS na recém criada diretoria de Transição Energética da Petrobras.
CCS Brasil
Isabela Morbach é bacharel em Direito pela UFPA. Especialista em Direito Econômico pela FGV/SP, Mestre em Direito Financeiro e Doutora em Planejamento Energético, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar no Centre for Environmental Policy do Imperial College London em 2019. É consultora jurídica focada em regulação e políticas para transição energética, descarbonização da economia, mercado de carbono e outros incentivos à descarbonização. É Diretora da CCS Brasil, organização que promove a implementação de projetos de captura e armazenamento geológico de carbono no Brasil.
Enel
Marcia Massotti é formada em Economia pela PUC-RJ e mestre em Finanças pelo IBMEC, além de especializações em Gestão Empresarial, Marketing e Empreendedorismo.
Iniciou sua trajetória profissional no mercado financeiro e trabalhou no setor de telecomunicações. Ingressou no Grupo Enel em 2006, onde atuou na área de Finanças e como Chief of Staff do CEO.
Desde 2014, atua como Diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil, tendo implementado a estratégia de sustentabilidade em todas as empresas do grupo, aplicando o conceito de Criação de Valor Compartilhado, desenvolvendo mais de 500 projetos anuais de sustentabilidade, com média de 2 milhões de beneficiários por ano, mensurando o valor para a empresa e demais stakeholders. Além disso, elabora o Plano de Sustentabilidade com base em indicadores ESG e o Relatório Anual, além de disseminar a cultura de sustentabilidade e economia circular em toda a cadeia de valor e colaboradores.
É membro do conselho de empresas e foi membro do conselho da Rede Brasileira do Pacto Global por dois mandatos consecutivos, divulgando a Agenda 2030 e os ODS no país.
Petrobras
Priscila Moczydlower é engenheira química formada pela UFRJ, tem mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela PUC-RJ e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalha na Petrobras há 22 anos, tendo exercido diversas funções técnicas e gerenciais nas área de P&D, Engenharia de Reservatórios e Responsabilidade Social. É também Diretora de Sustentabilidade e Transição energética da SPE Brasil.
Conselheira e presidente do Instituto Luísa Pinho Sartori
Trabalhei na Petrobras em diversos cargos executivos. Fui Subsecretária de Petróleo, Gás e Energia do Estado do Rio de Janeiro e Diretora do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.
Hoje sou conselheira de empresas do setor de petróleo e gás e presidente do Instituto Luísa Pinho Sartori, instituição dedicada à conservação da biodiversidade. Além disso, me dedico à causa da diversidade, inclusão e equidade de gênero e raça nas corporações. Sou Co-Chair do Women Corporate Directors Brazil e membra do conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Recentemente fui indicada para participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentabilidade do Governo Brasileiro.
ANP
Fernando Moura é Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), possui MBA Executivo em Negócios pelo IBMEC, é Especialista em Políticas Públicas pela National Defense University (Washington-DC) e em Direito das Relações Internacionais pela UnB. Profissionalmente, exerceu diversas funções na iniciativa privada e de alta administração no Governo Federal, sendo a última, antes de assumir como Diretor da ANP, a de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
TotalEnergies
Formada em oceanografia pela UERJ e com Master Business em Petróleo e Gás & Transição Energética pela COPPE/UFRJ. Atua desde 2015 no licenciamento ambiental na indústria de O&G e também possui experiência em projetos de Pesquisa Desenvolvimento relacionados à conservação do meio ambiente. Atualmente é Coordenadora de Meio Ambiente na TotalEnergies, com foco na gestão do licenciamento ambiental do Campo de Lapa, na Bacia de Santos.
Petrobras
Erica Tavares de Morais é geóloga formada pela UFRRJ, possui mestrado stricto senso pela COPPE/UFRJ em Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Petrolíferos, mestrado lato senso pela UERJ em Análise de Bacias, Ph.D. em Ciências da Terra e do Universo pela Sorbonne Université, CBA em pela Sorbonne Université na área de Negócios e Empreendedorismo, Business e MBA pela FGV em Gestão Econômica e Estratégica de Negócios. Foi Especialista em Geologia e Geofísica de Petróleo de Gás Natural na ANP, atuou como geoquímica no Centro de Pesquisas da Petrobras na área de Geoquímica Orgânica, Isotópica, Gases Nobres e I.A.. Atualmente, é coordenadora da área responsável pela integração das atividades em fase exploratórias com as de transição energética na Petrobras.
Equinor
Elysio é Gerente de Subsurface de Bacalhau na Equinor. Experiência em diversos projetos do pré-sal em fase de desenvolvimento e produção. Possui bacharelado em Engenharia de Sistemas de Controle pela UFRJ e mestrado em Engenharia de Petróleo pela Heriot-Watt University.
Petrobras
Leandro é Oceanógrafo Sênior na Petrobras. É graduado em Oceanografia pela UERJ e é Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE.
Atuou por 10 anos em Avaliação e Monitoramento Ambiental no CENPES, Centro de Pesquisas da Petrobras.
Há 5 anos está na área de Descomissionamento da Petrobras, onde presta suporte técnico para a carteira de projetos da empresa com foco em Meio Ambiente.
Atua em seleção de alternativas, avaliação de projetos, processos de anuência externa e no desenvolvimento de soluções para questões ambientais da área.
Petrobras
Bianca Efrom é Relações Públicas (UFRGS), especialista em marketing (UFRGS), tem mestrado em comunicação e informação (UFRGS) e recentemente fez pós graduação em neurociências e comportamento (PUC-RS). Nos últimos 14 anos tem atuado com responsabilidade social, sustentabilidade, relacionamento comunitário e pesquisas. É atualmente gerente setorial de Responsabilidade Social para Exploração e Produção e Desenvolvimento da Produção na Petrobras.
Transpetro
Karen Joyce Lyrio Aragão é Socióloga, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFPE, doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – UFRJ (2020). É Coordenadora de Relacionamento Comunitário na Gerência de Responsabilidade Social, com atuação nas nacional. Realiza pesquisas, projetos e programas com comunidades desde 1996 (elaboração, execução e avaliação). É integrante do Grupo de Afinidade Racial da Transpetro e do Comitê de Diversidade e Inclusão da Transpetro, realiza estudos sobre os temas: comunidades, sentidos de comunidade, identidade, comunidades tradicionais, através da perspectiva epistêmica contra-colonial.
Pacto Global – ONU
Tayná é Gerente Sênior de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil, com experiência em Diversidade e Inclusão, Compliance e Direito. É Doutoranda em Ciência Política na UNB, Mestra em Sociologia pela UFPR e autora do livro Gestar, Parir, Amar: não é só começar.
Petrobras
Cláudio Ziglio é doutor em química pela UNICAMP. Trabalha na Petrobras desde 2002. Iniciou sua carreira no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), onde atuou nas área de Elevação e Escoamento (Flow Assurance) e Engenharia de Reservatórios. Por mais de 10 anos foi gerente de P&D destas áreas, liderando equipes de alta performance com contribuições tecnológicas importantes para o desenvolvimento da indústria. Desde 2022 o Cláudio coordena uma iniciativa da PETROBRAS que visa viabilizar a implantação de projetos de CCUS de fontes industriais no país, com foco na descarbonização das próprias operações e de terceiros. Em 2023 ele assumiu a gerência de CCUS na recém criada diretoria de Transição Energética da Petrobras.
Equinor
Atualmente, Claudia é Vice Presidente de Novas Cadeias de Valor na Equinor, e entrou na empresa em janeiro de 2018 para desenvolver oportunidades que viabilizem a monetização dos ativos upstream da Equinor no Brasil. Com uma carreira de mais de 27 anos, Claudia é uma experiente negociadora de joint ventures de óleo, gás e energia, incluindo toda a cadeia de valor, além de possuir experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de E&P, comercialização de gás, óleo e energia, operações de terminais de produtos, e desenvolvimento de térmicas. Antes da Equinor, Claudia passou 3 anos no Qatar como Business Division Manager na Qatargas Ras Laffan Terminal Operations, trabalhou por 14 anos na El Paso no Brasil como Diretora Comercial, inclusive representando a El Paso no board da TBG. Claudia também passou pela Enron South America negociando transações de compra e venda de energia e no desenvolvimento de térmicas, e começou sua carreira na EnergyWorks desenvolvendo projetos de cogeração para clientes industriais. Claudia tem um MBA de Thunderbird, no Arizona, e é formada em Administração Internacional pelo Eckerd College na Flórida.
Pace CCS
Dr Eduardo Luna-Ortiz is the Technical and Operations Director of Pace CCS, a consultancy based in London. Eduardo holds a BSc in Chemical Engineering and a PhD in Chemical Engineering from the University of Manchester. He later joined Imperial College London as a research associate, where he pursued the development of multi-phase flow modelling, computational CO2 thermodynamics, green hydrogen production and numerical methods. Over the past 16 years, his involvement in the energy transition sectors includes carbon capture and storage and projects such as V Net Zero, HyNet, Porthos, Moomba, Morecambe Net Zero, and Greensand. His current interests are on the areas of industrial and society decarbonisation, sustainability, and circular economy.
Petrobras
Marcos Vitor Barbosa Machado é engenheiro de petróleo e doutor em Engenharia de Reservatórios pela UENF, com pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin. Atua há 16 anos na PETROBRAS, atualmente exercendo a função de consultor sênior na Gerência Corporativa de Engenharia de Reservatórios. Em paralelo à carreira na indústria de óleo & gás, Marcos atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio, onde tem orientado diversas dissertações de mestrado. Possui dezenas de artigos publicados em Congressos Internacionais e em periódicos científicos e, em novembro de 2023, lançará o livro “Modelagem numérica de reservatórios de petróleo: prática integrada de simulação”, editado pela PETROBRAS.
Petrobras
Ana Marcela, bacharel em Ciências Biológicas pela USP, com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais. Possui dois mestrados, um em Ciências com foco em Meio Ambiente e Poluição da Água pela USP, e outro em Biodiversidade em Unidades de Conservação pela ENBT/JBRJ. Possui certificação internacional em Liderança Ambiental pela Universidade da Califórnia – Berkeley.
Foi consultora em órgãos governamentais como Ministério da Saúde e Ibama, onde conduziu pesquisas sobre poluição da água e agrotóxicos para suporte a políticas públicas. Além disso, atua na Petrobras desde 2012 como Analista Ambiental Sr, com gestão de projetos e gerenciamento de contratos socioambientais. É responsável por análise e seleção de projetos florestais e de conservação marinha, coordenação da rede de conservação da biodiversidade marinha (Biomar) e revisão de programas socioambientais corporativos. Também está envolvida no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza e experiência em integração de diferentes áreas e unidades de negócio.
UFPR
Engenheiro Florestal, UFPR, 1985;
Especialista em Ecologia e Silvicultura, Japão, 1989;
Mestrado em Agricultura, Japão, 1990;
Mestrado em Manejo Florestal, UFPR, 1991;
Ph.D. em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Japão, 1994;
Pós-doutor em Manejo de Ecossistemas, Japão, 1995;
Pós-doutor em Mudanças Climáticas, Portugal, 2018;
Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1994;
Membro e autor líder do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas);
Especialista da ONU na Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas;
Representante do Brasil na ISO – International Organization for Standardization;
Autor de 30 livros e mais 500 artigos científicos;
Coordenou e executou centenas de projetos de carbono no Brasil e no exterior;
38 anos de experiência profissional.
Enauta
Geóloga graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua há 23 anos na indústria de óleo e gás. Coordenou equipes de licenciamento ambiental das atividades marítimas de exploração e produção de petróleo e gás natural no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – Ibama. Desempenhou o cargo de especialista em Regulação de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, com ênfase em geociências – foco em meio ambiente e segurança operacional. Atuou como gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança Operacional na OGX Óleo e Gás e na Ouro Preto Óleo e Gás em projetos nas bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Camamu, Recôncavo, Potiguar, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Parnaíba.
Atualmente, gerencia a equipe de QSMS da Enauta Energia e colabora com o Instituto Maria Quitéria como Conselheira Consultiva de Sustentabilidade.
Petrobras
Atua na implantação de projetos industriais de downstream e relacionamento com públicos externos pela Petrobras desde 2004. Atualmente ocupa a posição de coordenador de Parcerias e Portfólio em Biocombustíveis / Combustíveis Sustentáveis na Gerência Executiva de Energia Renovável, Diretoria de Transição Energética.
OneSubsea
Hebert Heidenreich é Engenheiro com 11 anos de experiência no Mercado de Petróleo e Gás. Ele iniciou sua carreira como engenheiro de controle e automação, passando para funções de engenharia de sistemas na Parker Hannifin e OneSubsea (Cameron) antes de se dedicar à tecnologia e desenvolvimento de novos produtos em 2020.
É engenheiro de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina – DAS/UFSC, com bacharelado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Armando Alves Penteado –FAAP.
Ingressou na OneSubsea (Cameron) em 2011 como Engenheiro Líder de Projetos de Controles para os projetos do pré-sal, tornando-se Gerente de Engenharia de Controles em 2015, gerente de interface para projetos da Subsea Integrated Alliance em 2019 e agora gerenciando projetos de Tecnologia de Desenvolvimento no Brasil.
Repsol Sinopec Brasil
Jose is Head of R&D in Repsol Sinopec Brasil Responsible for investing 20/25 M$ in R&D project.
Passionate about Innovation, Organizational Anthropology, coaching & sport.
Previously Sr Investment Manager (Mobility & Renewable Energy Portfolio) at Repsol.
He has more than 30 years of experience in OIL & Gas sector Transformation & Innovation, Lean & Agile, Credit Risk Management, Finance, Working Capital and Internal Control.
Last 10 years jose has lead several project related to Transformational organizational change CFO and Technology & Corporate Venturing.
Jose has a MBA in Finance for Energy from ENERCLUB. Master in Credit Risk Management and a Bachelor of Business Administration from ICADE.
Jose is systemic coach certificated by international coach federation.
COPPE/UFRJ
Márcia Karam é formada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997 e com Mestrado em Estratigrafia por essa instituição em 2000.
Durante a graduação e mestrado desenvolveu pesquisas sobre a Bacia do Paraná nas áreas de Estratigrafia e Sedimentologia.
Doutora em Ciências (Sistemas Petrolíferos) pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2006 com ênfase em sismoestratigrafia na Bacia de Camamu-Almada.
Durante o período do Doutorado trabalhou como geóloga no projeto sobre a Bacia de Camamu-Almada numa parceria entre a ANP-UFRJ/COPPE/Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE).
De 2006 a junho/2022, trabalhou como Geóloga de Exploração em empresa nacional e privada nas bacias da Margem Leste e da Margem Equatorial tendo apresentado diversos trabalhos em congressos sobre as mesmas.
Desde agosto de 2022, está no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia atuando como pesquisadora num projeto sobre carbonatos albianos da Bacia de Campos e desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado na área de estocagem de hidrogênio.
CFA
Conselheira de Administração, Líder do ESG Committee e membro do Advocacy Committee da CFA Society Brazil, corredatora do código AMEC de Stewardship (2016), membro do Comitê Executivo do Código Brasileiro de Stewardship, Conselheira Consultiva da Parceiros da Educação Rio de Janeiro e professora do curso Stakeholders e ESG, da FIA Business School, desde 2021. Atuou como Conselheira Fiscal de empresas listadas (2017-2021) e foi uma das primeiras analistas de equity research a inserir a governança corporativa na análise de empresas (1996). Iniciou sua carreira na Shell Brasil (1987-1995), atuou durante quase 20 anos em bancos (Icatu, BNDES, ABN e Santander) e gestoras de recursos, tendo sido sócia da IP, JBI e Ventor. Analisou e avaliou empresas e investimentos ao longo de 25 anos, com grande foco no setor de petróleo. Foi colunista da revista Capital Aberto (2016 a 2023) e é co-autora de diversos livros, sendo o mais recente (2022) – Novas Fronteiras de Risco e Retorno – Guia Prático para Integração ESG nos investimentos, da CFA Society Brazil, do qual é também co-organizadora. Engenheira de Produção pela UFRJ (1988), com Especialização em Administração pela PUC-RJ (1994), recebeu o título de CFA em 2001 e obteve certificação ESG Investing, do CFA Institute, em 2022.
Conselheira independente
Cátia Tokoro atua como membro independente em conselhos de administração, fiscal, consultivos e comitês. É também mentora de startups & scaleups e investidora anjo. Possui certificação CCA+ pelo IBGC, onde é professora convidada nos cursos de formação de conselheiro(a)s, de comitê de sustentabilidade e de GO (Governance Officer). É também professora convidada na Saint Paul Escola de Negócios, no curso ABP-W (Advanced Boardroom for Women). Mais que tudo, considera-se uma curiosa lifelong & lifewide learner.
Possui 25 anos de experiência como executiva e c-level de marketing & vendas B2B nas indústrias de telecom e TI. Liderou projetos de transformação digital como e-commerce, e-care, e-billing e também lançamento de novos produtos e serviços como soluções de cybersegurança, IoT, big data & analytics, soluções em cloud.
É graduada em engenharia elétrica pela PUC-RJ, com MBA em administracão pelo IBMEC, formações executivas na Harvard Business School, Singularity University, em governança no IBGC, GoNew, Risk University KPMG, Competent Boards e em mediação pelo Instituto Mediare.
Petrobras
Renata atua há mais de 10 anos no setor de Oil & Gas, com destaque para os últimos anos, onde desempenhou papel na estruturação do Programa de Compliance da Petrobras e subsidiárias, no fortalecimento da governança e controles, bem como, no relacionamento com órgãos de controle. Possui, também, experiência em auditoria interna, externa e controles internos, sendo certificada internacionalmente em compliance (Certified Compliance & Ethics Professional International – CCEP-I) e em auditoria interna (Certified Internal Auditor – CIA). É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui MBA em Contabilidade Internacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Petrobras
Head da Universidade Petrobras, responsável pelo provimento de soluções de treinamento e desenvolvimento para todos os colaboradores da empresa, com foco nos conhecimentos e competências que são críticos para viabilizar as estratégias corporativas. Liderou a jornada de Transformação Digital do RH da Petrobras, implantando diversas soluções digitais e analíticas, desenvolvendo pessoas com mindset digital e implantando projetos de automatização de processos, People Analytics / BI e plataformas self-service. É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Gestão Estratégica de Custos pelo IBMEC e graduado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui formação executiva na Kellogg School of Management e Stanford University nas áreas de data science e gestão para inovação. É professor e palestrante em temas de transformação digital, people analytics, data science, estratégia e inovação.
ILPS
– Nascido em Porto Alegre – RS em 24/10/1962
– Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ em 1986
– Ingressou na PETROBRAS em 1989 como Engenheiro de Equipamentos
– Ocupou cargos técnicos e gerenciais na manutenção, projetos de instalações de E&P, inspeção, suporte técnico, operações de produção offshore, tecnologia de materiais e corrosão, gás natural liquefeito, logística, instalações submarinas e SMS, até 01/09/2022, quando se aposentou.
– Atualmente é Diretor Executivo do Instituto Luísa Pinho Sartori, ONG dedicada à Conservação da Natureza através do apoio e incentivo aos jovens conservacionistas.
– Dirige um viveiro de produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
UFRJ
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela UFRJ e bolsista do PRH-ANP. Mestra em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Ufes e graduada em Engenharia de Produção pelo Ifes. Atualmente é integrante da equipe de descomissionamento de equipamentos submarinos do LTS/SAGE/COPPE/UFRJ, sendo o descomissionamento sustentável seu principal ponto de interesse.
Raizen
Doutora em Engenharia Química e Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Engenharia Química na UniSociesc. No doutorado estudou a remoção de compostos orgânicos de águas residuais de plataformas marítimas utilizando a técnica de ultrafiltração por melhoramento micelar. Na Raízen, compõe a área de qualidade de lubrificantes, sendo responsável por garantir a qualidade de embalagens na cadeia de suprimentos e integra a equipe de planejamento estratégico do grupo de afinidade LGBTQIAPN+.
Cap. UFC
Estudante de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Ceará. Como presidente fundadora da Empresa Júnior de Engenharia de Petróleo, liderou uma equipe em busca de soluções inovadoras. No ano de 2021, atuou como presidente do capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE), promovendo desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros. Suas experiências de estágios incluem passagem pela Raízen e pelo programa DEEP da Halliburton, fornecendo uma compreensão das operações da indústria, gerenciamento de projetos e tecnologias disruptivas.
Repsol/Sinopec
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito e Contabilidade Tributária, fluente em três idiomas e com variados cursos na temática de Diversidade e Inclusão, como “Vieses Inconscientes” e “Energia com Orgulho”.
Atuo como Analista Tributária com experiência de 10 anos no mercado, sendo 8 deles no ramo de óleo e gás. Além disso, ainda atuo como Coordenadora de Diversidade e Inclusão há quase 2 anos.
Como uma boa comunicadora e ouvinte, venho trilhando meu crescimento profissional e possibilitando o desenvolvimento de pessoas, principalmente através da liderança por exemplo. Analítica e proativa, proponho projetos visando a melhoria no processo, integração de equipe e a criação de um ambiente seguro.
Shell
Graduada em Engenharia Mecânica pelo CEFET-RJ com especialização em Automação Industrial e Robótica pela Universidade de Tecnologia de Compiègne na França, Denise Santos, cidadã de Nova Iguaçu, atua há mais de 23 anos na área Gestão de Compras de multinacionais gerenciando contratos e equipes de compras no Brasil e na América Latina. Trabalhando há 16 anos na Shell Brasil Petróleo Ltda, Denise compartilha suas atividades de Gerente de Suprimentos com a sua paixão pela Diversidade, Equidade e Inclusão. Há 4 anos ajudou a fundar a B Power, a Rede pela Equidade Racial da Shell Brasil, e desde então promove conscientização e educação sobre negritude e equidade racial no ambiente coorporativo. Diversidade, Equidade e inclusão é seu core value. Liderança Inclusiva é sua meta!
Foresea
Graduado em Engenharia Química com Mestrado em Termodinâmica pela UFRJ, Pós Graduação em Administração pela UFBA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Especializado em Liderança Global pela Wharton School.
Iniciou a carreira como Pesquisador na Copene, foi Professor de Termodinâmica e Modelagem de Processos na UFBA, Diretor de Tecnologia, Novos Negócios e Mercado na Braskem e General Manager da Camargo Correa na Africa Subsaariana.
Vem atuando no negócio de Perfuração de Poços a mais de 10 anos como Diretor de Engenharia e Supply Chain e como Diretor de Operação na Foresea. Também atua como líder de diversidade na Foresea e é Partner da empresa Da Costa Lima que forma talentos diversos para terem sucesso na Carreira.
Petrobras
Eu me chamo Thais Pessanha, sou Bacharel em Administração, especialista em metodologias ágeis e de cocriação, além de 2 MBAs. Sou uma pessoa com uma deficiência rara e sem cura, com cerca de 20 anos de Petrobras. Já atuei como contratada, como profissional de Nível Técnico e como profissional de Nível Superior. Atuei por 15 anos na área de planejamento e gestão da TIC, chegando a liderar uma equipe de 30 pessoas, e os últimos 5 anos foram na UN-BC onde tive a oportunidade de coordenar a área de transformação digital e inovação da UN. Fui selecionada entre 159 pessoas inscritas, para essa nova função como gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão.
VIBRA
Economista formada pela UFRJ, com Mestrado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e Estudos do Desenvolvimento (London School of Economics). Mais de 20 anos de experiência em temas de ESG (Responsabilidade Social, Sustentabilidade Corporativa, Direitos Humanos e Empresas, Relacionamento Comunitário, Investimento Social, Relatório de Sustentabilidade, Relatos ESG, Mudança do Clima e Diversidade) no setor público, na Petrobras, na BR Distribuidora e na Vibra Energia. Membro de comitês e grupos de trabalho nacionais e internacionais de sustentabilidade, como GRI, IPIECA, IBP, ARPEL, WBCSD, CEBDS, Pacto Global da ONU, Chapter Zero Brazil IBGC (Mudança do Clima). Participou da construção da norma internacional de Responsabilidade Social ISO 26000 como representante do setor indústria da delegação brasileira
IBP
Professora na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, via convênio com a FGV. Doutora em Planejamento Energético, Mestre em Tecnologia da Informação e MBA em Finanças Internacionais, Fernanda tem vario livros e capítulos publicados sobre Petropolítica.
SPE International
Josh Etkind, gerente de Upstream Deepwater Digital Opportunity na Shell com 23 anos de experiência no setor de energia.
Ele liderou o estágio inicial de P&D de GNL da Shell (2014-18) e, antes disso, atuou como Gerente de Descomissionamento, Restauração e Abandono da DW N. America de 2018-20.
Etkind é engenheiro de petróleo por formação, profissional certificado em sustentabilidade, membro do Instituto de Comunicações Ambientais da Universidade Loyola e frequentou o Programa de Negócios e Sustentabilidade da Universidade de Cambridge.
Ao mesmo tempo, ele atua como CEO da Sanitation for All, uma ONG internacional focada em ajudar comunidades desfavorecidas a obter acesso à dignidade humana básica proporcionada por água potável, banheiros e educação.
Tendo atuado anteriormente no Conselho de Administração da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) de 2007 a 2010, ele é o Chair 2021-23 da premiada Seção Técnica de Desenvolvimento Sustentável da SPE e Chair do Programa de Sustentabilidade da SPE Gaia.
BW Energy
Atualmente trabalhando na BW Energy como Gerente de Sustentabilidade, responsável pelas áreas de SMS, Segurança de Processo e ESG, Áreas Sociais e Ambientais. Com uma carreira de 25 anos em E&P, Tatiana é uma Diretora de SMS e Sustentabilidade altamente qualificada, com um histórico comprovado de conquistas na Indústria de Petróleo e Energia. Profissional engenhosa e versátil, com experiência em Gestão de Operações e Comunicação. Forte experiência com gestão de riscos, engajamento de stakeholders e implementação de projetos sociais.
ABEEólica
Doutora e Mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocupa atualmente o cargo de Especialista em Novas Tecnologias na Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), coordenando o tema de mercado de carbono, e temas relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do setor eólico e novas tecnologias.